Autojornada
Séries
Vídeos
Leitura
Sobre
Equipe
Contato
24 de abril - 2023

Autoanálise no dia a dia e o questionamento socrático

Autoanálise no dia a dia e o questionamento socrático

Sócrates, filósofo grego que foi uma das fontes de inspiração para teorias da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), pregava que:

  1. Os seres humanos são capazes de se conhecer melhor a partir do uso do raciocínio e de autoanálises que examinem as próprias crenças e valores;
  2. Os seres humanos com o próprio raciocínio podem mudar suas crenças, valores e emoções vividas;
  3. De forma consciente podemos criar novos modelos mentais, percebendo o mundo com outros olhos e agindo com novos comportamentos.

Associado a esses conceitos está uma técnica famosa da TCC que é o questionamento socrático (maiêutica socrática). Sócrates citava que os indivíduos poderiam ser conduzidos à busca da ‘verdade’ por meio de perguntas autodirigidas.

O questionamento socrático busca então ajudar os indivíduos a dar novas formas e sentido a certos padrões de pensamentos automáticos. A maiêutica socrática contribui, com isso, na modificação de pensamentos, crenças e comportamentos disfuncionais. Por meio de perguntas dirigidas, através do registro de pensamentos automáticos e do questionamento crítico dos próprios padrões de pensar e agir, são alçadas novas formas de encarar e compreender os fatos. Uma diversidade de ideias e outras formas de tecer suposições são exploradas; as raízes de alguns pensamentos e suas implicações são elaboradas de forma mais coerente; algumas crenças disfuncionais são então reformuladas.

Lembre-se que a ideia do questionamento socrático não é emitir juízos ou criticar os próprios pensamentos, cognições e crenças, mas sim abrir caminho para outras formas de pensar e encarar os fatos. Lembre-se de ser generoso(a), compreensivo(a) e empático(a) nesses processos.

As perguntas costumam ser abertas e as respostas diante das indagações são livres, buscando explorar de forma diversificada possíveis formas de agir, pensar e se relacionar com os problemas vividos. A ideia é refletir sobre eventuais incongruências de suas próprias crenças e pensamentos. Portanto, lembre-se de fazer perguntas que despertem a sua curiosidade, que faça você olhar para uma mesma situação por vários ângulos. Busque também questionamentos que te desafiem, mas que tragam chances reais de mudança.

Aqui estão algumas perguntas que você pode se fazer durante um destes processos de questionamento socrático:

  • Eu posso estar interpretando os fatos que vivi de forma um pouco distorcida?
  • Minhas interpretações dos fatos poderiam ter outros pontos de vista?
  • Como eu poderia encarar os mesmos fatos com outras formas de pensar?
  • Quais as constatações que tenho a favor e contra os pensamentos que tive?
  • Esses pensamentos que tive foram influenciados por alguém? Outra pessoa poderia estar pensando algo diferente de mim ao passar pela mesma situação?

Lembre-se também de tentar fazer um registro escrito dos seus pensamentos e da sua evolução (veja texto do assunto), isso pode te ajudar bastante na busca pelo autoconhecimento.

Quer ver um vídeo que complementa as informações deste texto e fazer um exercício prático sobre o assunto? Clique no link e confira.

Escrito por: Felipe Moretti

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
VOLTAR
GOSTOU DO SITE?
O Projeto IDOR foi realizado com o apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo nº 21/08774-1). Agradecemos à Instituição pelo apoio essencial para realização dessa pesquisa.

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Este site é uma iniciativa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR)