Autojornada
Séries
Vídeos
Leitura
Sobre
Equipe
Contato
2 de maio - 2023

Como anda sua qualidade de vida?

Como anda sua qualidade de vida?

Ouvimos falar de qualidade de vida nos mais diferentes cenários, na mídia, no trabalho, nas escolas, nas academias…, mas o que isso significa? Você pensa na sua qualidade de vida? Como você a classificaria? Boa, regular, ruim?

Qualidade de vida é o termo escolhido para abranger os principais aspectos da vida humana como: social, financeiro, de saúde (física e mental), funcionalidade, a relação com o ambiente a sua volta, considerando sua cultura e valores. Basicamente: afetos, saúde e dinheiro!

Se tudo anda bem, sua qualidade de vida é considerada alta. Mas e quando algo desanda? Um aspecto que pode abalar significativamente sua qualidade de vida é a saúde. Doenças físicas e mentais afetam seu humor, bem-estar, exigem gastos e podem reduzir sua funcionalidade, impactando sua rotina diária. Transtornos mentais como depressão e ansiedade, são frequentemente relacionados à baixa qualidade de vida. Sintomas como tristeza frequente, perda de interesse, isolamento, medo em situações corriqueiras e a sensação de não saber lidar com suas emoções podem impactar todos os aspectos da qualidade de vida.

Como melhorar minha qualidade de vida?

Cuide-se! Faça atividade física, coma bem, durma bem, tire férias, saia com os amigos e tenha atividades de lazer regulares. Se você sente que sua saúde mental não vai muito bem, procure um profissional. Peça ajuda! Se estiver doente, converse com seu médico para juntos chegarem ao tratamento mais adequado, levando em conta possíveis impactos na sua qualidade de vida.

Ainda que nem todos os aspectos da qualidade de vida dependam exclusivamente de nós, ainda que não possamos controlar plenamente alguns cenários econômicos, políticos e sociais que nos rodeiam, mantenha-se positivo! Cuide-se e lembre-se, você não está sozinho!

Autora: Samara Ribeiro / Revisão: Gabriela Bezerra de Menezes

Instagram: @toc.rio

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
VOLTAR
GOSTOU DO SITE?
O Projeto IDOR foi realizado com o apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo nº 21/08774-1). Agradecemos à Instituição pelo apoio essencial para realização dessa pesquisa.

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Este site é uma iniciativa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR)