Autojornada
Séries
Vídeos
Leitura
Sobre
Equipe
Contato
9 de maio - 2023

Mindfulness / Atenção Plena

Mindfulness / Atenção Plena

Mindfulness, que significa Atenção Plena ou Consciência Plena, refere-se a práticas com origem nas filosofias orientais, como a budista, que foram trazidas para a cultura ocidental. Essas práticas envolvem o cultivo de uma consciência não julgadora das experiências que acontecem no presente, momento a momento, incluindo eventos privados (como emoções, pensamentos e sensações) e percepções do que ocorre no ambiente (como sons, cheiros, temperatura). A difusão de mindfulness no mundo ocidental tem sido crescente, sobretudo a partir das últimas décadas do século XX, e seu potencial para a promoção da saúde mental não passou despercebido.

Estudos científicos sobre mindfulness têm demonstrado consistentemente que as práticas de atenção plena são eficazes na redução da ansiedade e na prevenção da recaída da depressão. Estas questões de saúde mental muitas vezes estão relacionadas a dificuldades de focar no momento presente, já que na depressão há uma tendência a focalizar em eventos do passado enquanto quadros de ansiedade, frequentemente, envolvem antecipações de ameaças do futuro. Práticas de mindfulness são úteis pois desenvolvem – entre outras – a habilidade de permanecer em estado de consciência plena no presente, promovendo mudanças nos padrões que perpetuam o sofrimento. Além disso, o mindfulness tem se mostrado eficaz na redução do estresse que, por sua vez, é fator de risco para os problemas de saúde mental e saúde física. É, portanto, uma prática com potencial na prevenção de diversas doenças e na promoção de saúde de forma mais ampla, tornando-se uma ferramenta muito utilizada na psicologia clínica.

Existem várias maneiras de se iniciar as práticas de mindfulness. No campo da saúde mental, destacam-se protocolos estruturados como o MBSR (Mindfulness-based Stress Reduction), voltado para a redução de estresse e o MBCT (Mindfulness-based Cognitive Therapy). Ambos têm oito semanas de duração com encontros de duas horas de práticas de mindfulness, além de disponibilização de áudios com práticas guiadas para serem feitas em casa. Além disso, há diversos livros e aplicativos disponíveis sobre o tema que trazem práticas guiadas de forma estruturada e que podem ser uma boa opção para introduzir o mindfulness na rotina.

“O foco da consciência na respiração é como um raio de luz sobre a flor, permitindo que ela se abra” (Thich Nhat Hanh, 2004)

Autores: Flávia Cervone, Livi Faro e Pedro Fortes

Revisão: Gabriela Bezerra de Menezes.

Instagram: @toc.rio

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
VOLTAR
GOSTOU DO SITE?
O Projeto IDOR foi realizado com o apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo nº 21/08774-1). Agradecemos à Instituição pelo apoio essencial para realização dessa pesquisa.

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Este site é uma iniciativa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR)