Autojornada
Séries
Vídeos
Leitura
Sobre
Equipe
Contato
28 de abril - 2023

Percebendo suas emoções

Percebendo suas emoções

Você sabe o que são emoções? Você sabe dizer o que está sentindo agora?

Essas são coisas que a gente não costuma se perguntar. Isso acontece, porque assim como as funções vitais do nosso corpo (a respiração, o batimento do nosso coração), as emoções acontecem involuntariamente, ou seja, mesmo quando a gente não quer, e elas também são extremamente importantes nas nossas vidas. São elas que fazem a gente ter comportamentos que são adequados e funcionam dependendo da situação e, dessa forma, nos mantemos seguros, saudáveis e realizados. Até mesmo emoções consideradas desagradáveis como ansiedade, medo, nojo, são úteis, porque são elas que nos mantém seguros, nos dão noção do que é perigoso e as consequências que cada comportamento pode gerar.

 

A ansiedade, por exemplo, não nos faz só entregar um trabalho no prazo, ela faz também com que a gente se prepare para enfrentar e resolver a situação. O medo nos protege de situações que podem ser perigosas, ele nos mantém em estado de alerta em momentos de ameaças físicas ou psicológicas; é ele que nos impede de arriscar nossas vidas. O nojo nos impede de comer alimentos estragados, ou de nos expor a contaminações por vírus e bactérias, como por exemplo, passar a mão no chão ou no banco da pracinha e em seguida coloca-la na boca.

 

E se elas nos mantêm protegidos, por que muitas vezes nos sentimos reféns delas? Nossas emoções se tornam problemas quando são esmagadoras, muito intensas, e até mesmo paralisantes, porque dessa forma não conseguimos lidar e gerenciar elas. Estamos aqui justamente para te ajudar com isso, vamos então ao primeiro passo para manejar essas emoções? Essa primeira parte é perceber como vivenciamos elas e como elas afetam nossas vidas, nosso dia a dia. Tenho algumas perguntas que podem te ajudar a entender suas emoções, como:

 

  • Qual é a emoção que eu mais sinto?
  • Qual é a emoção que eu menos sinto?
  • Em que parte do meu corpo eu sinto as minhas emoções? (exemplo: quando fico ansiosa parece que tem um nó na minha garganta)
  • Quais são as situações que me fazem sentir certas emoções? (exemplo: se tenho que apresentar um trabalho fico muito ansiosa)
  • Como as minhas emoções afetam meu comportamento? (o que elas me impulsionam a fazer mais ou até evitar como, por exemplo, elas me fazem estudar demais, me cobrar demais, elas me fazem evitar sair com meus amigos, elas me impedem de experimentar situações novas)
  • As maneiras que eu lido com as minhas emoções são úteis? Elas me levam mais perto da pessoa que eu gostaria de ser? (exemplo: se eu lido com a ansiedade de ir numa festa escolhendo deixar de ir, eu estou de acordo ou não com o meu desejo de ser simpática e ter muitos amigos?)
  • Como eu me sinto em relação as minhas emoções? (exemplo: eu me sinto muito boba por ser tão ansiosa, ou me sinto triste por ter medo)

Manejando emoções fortes!

É muito comum as pessoas recorrerem a comportamentos que diminuam essas emoções desagradáveis de maneira mais rápida/instantânea como, por exemplo, beber muito (bebidas alcóolicas), usar drogas, comer demais e até mesmo evitar a situação que faz com que o sentimento ruim apareça. O problema é que essas estratégias podem piorar as nossas vidas conforme o tempo vai passando. Isso acontece porque podemos ter problemas como dependência de drogas e bebida, problemas de saúde (tanto do corpo quanto da mente) e, em alguns casos, podem fazer com que a gente se isole dos outros. Por isso é importante que a gente aprenda a lidar com as emoções de uma forma que não nos prejudique. O que nos leva a segunda parte em que eu vou te apresentar algumas ideias para caso você se sinta sobrecarregado, tente uma ou duas, quantas você quiser.

  • Quando a emoção aparecer forte, tente se concentrar, voltar a sua atenção para outra coisa, como a sua respiração, por exemplo.
  • Tente perceber o seu corpo, fazer um exercício de relaxamento (um tipo de exercício que te ajuda a perceber o seu corpo é o “escaneamento corporal”, que vamos ensinar a você na sessão de mindfulness (atenção plena), mas você também pode recorrer a yoga, por exemplo) [FAZER LINK DEPOIS – com vídeo mindfulnesse]
  • Assista um filme alegre, um programa de TV divertido ou um vídeo online mais leve
  • Leia um livro que te faça bem
  • Faça algumas tarefas domésticas, lavar louça, passar uma vassoura na casa e por aí vai (um ambiente limpo e organizado as vezes nos ajuda a sentir melhor)
  • Fale ou escreva sobre seus sentimentos, você pode falar com você mesmo, com um amigo, um parente, fica a seu critério
  • Faça alguns exercícios de alongamento ou mesmo outro tipo de atividade física (aqui vale desde dança até polichinelo)

 

Autora: Camila Lima

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
VOLTAR
GOSTOU DO SITE?
O Projeto IDOR foi realizado com o apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo nº 21/08774-1). Agradecemos à Instituição pelo apoio essencial para realização dessa pesquisa.

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Este site é uma iniciativa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR)