Você sabe o que são emoções? Você sabe dizer o que está sentindo agora?
Essas são coisas que a gente não costuma se perguntar. Isso acontece, porque assim como as funções vitais do nosso corpo (a respiração, o batimento do nosso coração), as emoções acontecem involuntariamente, ou seja, mesmo quando a gente não quer, e elas também são extremamente importantes nas nossas vidas. São elas que fazem a gente ter comportamentos que são adequados e funcionam dependendo da situação e, dessa forma, nos mantemos seguros, saudáveis e realizados. Até mesmo emoções consideradas desagradáveis como ansiedade, medo, nojo, são úteis, porque são elas que nos mantém seguros, nos dão noção do que é perigoso e as consequências que cada comportamento pode gerar.
A ansiedade, por exemplo, não nos faz só entregar um trabalho no prazo, ela faz também com que a gente se prepare para enfrentar e resolver a situação. O medo nos protege de situações que podem ser perigosas, ele nos mantém em estado de alerta em momentos de ameaças físicas ou psicológicas; é ele que nos impede de arriscar nossas vidas. O nojo nos impede de comer alimentos estragados, ou de nos expor a contaminações por vírus e bactérias, como por exemplo, passar a mão no chão ou no banco da pracinha e em seguida coloca-la na boca.
E se elas nos mantêm protegidos, por que muitas vezes nos sentimos reféns delas? Nossas emoções se tornam problemas quando são esmagadoras, muito intensas, e até mesmo paralisantes, porque dessa forma não conseguimos lidar e gerenciar elas. Estamos aqui justamente para te ajudar com isso, vamos então ao primeiro passo para manejar essas emoções? Essa primeira parte é perceber como vivenciamos elas e como elas afetam nossas vidas, nosso dia a dia. Tenho algumas perguntas que podem te ajudar a entender suas emoções, como:
Manejando emoções fortes!
É muito comum as pessoas recorrerem a comportamentos que diminuam essas emoções desagradáveis de maneira mais rápida/instantânea como, por exemplo, beber muito (bebidas alcóolicas), usar drogas, comer demais e até mesmo evitar a situação que faz com que o sentimento ruim apareça. O problema é que essas estratégias podem piorar as nossas vidas conforme o tempo vai passando. Isso acontece porque podemos ter problemas como dependência de drogas e bebida, problemas de saúde (tanto do corpo quanto da mente) e, em alguns casos, podem fazer com que a gente se isole dos outros. Por isso é importante que a gente aprenda a lidar com as emoções de uma forma que não nos prejudique. O que nos leva a segunda parte em que eu vou te apresentar algumas ideias para caso você se sinta sobrecarregado, tente uma ou duas, quantas você quiser.
Autora: Camila Lima