Autojornada
Séries
Vídeos
Leitura
Sobre
Equipe
Contato
2 de maio - 2023

Você sabe como o exercício pode ajudar na sua saúde mental?

Você sabe como o exercício pode ajudar na sua saúde mental?

Nesse período de “pós-pandemia”, se você ainda está em dúvida sobre voltar a se exercitar, talvez seja importante lembrar dos benefícios do exercício físico para saúde mental e para promoção da saúde.

Dentre as inúmeras consequências da prática de atividades físicas, podemos destacar o alívio de diferentes sintomas, com melhoras na alteração do humor, em processos cognitivos e na ansiedade. Com isso, uma série de patologias podem ser tratadas ou prevenidas. Lembre-se disso para tentar se manter sempre ativo(a).

Alguns mecanismos que podem contribuir para os benefícios induzidos pelo exercício são: relaxamento das fibras musculares e consequente redução das tensões corporais, melhora na qualidade do sono e na imunidade, influência positiva sobre os opiáceos (como as endorfinas) – substâncias químicas que possuem extensas atividades fisiológicas (como inibição da dor), além de efeitos cardiovasculares, modulação do apetite e benefícios comportamentais.

Outros efeitos benéficos incluem maior aptidão física e funcional, assim como melhora da autoestima. Além disso, você sabia que idosos fisicamente ativos tendem a interagir mais e a estabelecer relações mais positivas em razão da própria atividade física?

De acordo com Dr. Marco Túlio de Mello e colaboradores, em uma população geral, a prática regular de exercício físico está associada à ausência ou a poucos sintomas depressivos e de ansiedade.  Os autores relatam também que em indivíduos diagnosticados com depressão, o exercício físico tem se mostrado eficaz para o manejo do quadro.

Pesquisas epidemiológicas também confirmam que pessoas moderadamente ativas têm menos risco de desenvolverem transtornos mentais quando comparadas a pessoas sedentárias, apresentando benefícios também em funções cognitivas.

Dentre outros aspectos destacados nos trabalhos mencionados, o exercício contribui para a integridade cerebrovascular – pois aumenta o transporte de oxigênio para o cérebro e diminui a viscosidade sanguínea -, promove melhorias na síntese e degradação de neurotransmissores (como a serotonina, que ajuda no bem-estar), regula algumas alterações hormonais, ajuda a diminuir a pressão arterial, contribui com melhores níveis de colesterol e triglicérides, inibe a agregação plaquetária e promove maior qualidade de vida.

E aí, já fez o seu exercício de hoje? Vamos começar?

Autor: Felipe Moretti

GOSTOU DESTE CONTEÚDO?
VOLTAR
GOSTOU DO SITE?
O Projeto IDOR foi realizado com o apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo nº 21/08774-1). Agradecemos à Instituição pelo apoio essencial para realização dessa pesquisa.

Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Este site é uma iniciativa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR)